Oficina Seminário de Múltiplas Linguagens

segunda-feira, 9 de junho de 2014

A influência dos teclados



         Hoje em dia é muito normal ver crianças de cinco, seis anos com um celular ou um tablet em mãos, em geral estas estão jogando, mas conforme a idade aumenta os interesses mudam, passam a utilizar as redes sociais, a conhecer sites e blogs, a utilizar programas para conversar com os amigos, etc. O uso do teclado passa a ser algo constante durante o dia. Mas será que o uso diário deste recurso pode prejudicar no desenvolvimento cognitivo da criança? Na escrita, por exemplo? 
        Alguns acreditam que o uso destes dispositivos pode ser prejudicial, em razão da falta do uso do lápis, ou da escrita abreviada, cheia de gírias. Entretanto algumas pesquisas encontraram um lado positivo em usar tablets, smartphones, celulares, etc, devido a estes estarem sempre a nosso alcance e poderem ser carregados para qualquer lugar, as crianças podem passar mais tempo escrevendo, o que, com um lapis e um caderno, dificilmente acontece, afinal não é muito fácil escrever dentro do carro ou quando está caminhando.

  E na questão gramatical? A influência seria positiva ou negativa? 
  Nesses casos, os resultados da tecnologia na vida das crianças surpreendem:
  • Em 2003, uma pesquisa apontou que o uso de mensagens instantâneas ajudava as crianças a se sentirem mais confortáveis quanto ao hábito de escrever;
  • Já em 2004, outro estudo mostrou que as crianças eram espertas o suficiente para compreender e aplicar, nos momentos certos, as diferenças da escrita formal e da escrita informal (aquela vista na internet).
  • Uma pesquisa de 2005 ainda confirmou que as crianças da geração atual são, na verdade, melhores escritores que as da geração passada, usando estruturas frasais bem mais complexas, um vocabulário mais amplo e uma utilização mais precisa de letras maiúsculas, pontuação e ortografia.

2 comentários:

  1. Nesta postagem, observamos algo que está cada vez mais comum no nosso cotidiano, as meninas abordaram com clareza a questão dos telefones celulares e aparelhos eletrônicos, como ferramenta negativa na escrita das crianças e adolescentes. Pois ocorrem abreviações, erros gramaticais, etc. Mas nas pesquisas mostram que as crianças são mais espertas hoje na escrita do que antigamente, há sim uma maior abrangência de vocabulário, mas há muitos erros que acompanham o mesmo.

    ResponderExcluir