Oficina Seminário de Múltiplas Linguagens

domingo, 15 de junho de 2014

Entrevista

Com o intuito de expandir nossas ideias em relação  às tecnologias digitais na sala de aula, tivemos uma conversa, uma pequena entrevista, com a professora Jaqueline que ministrava aulas de informática na Escola de Educação Infantil Pequeno Mundo.

Confira como foi:

1- Você acha que as tecnologias digitais podem influenciar o desenvolvimento cognitivo das crianças?

J- As tecnologias digitais influenciam sim no desenvolvimento da criança, porque através de jogos que as crianças adoram, é possível desvendar mistérios utilizando o raciocínio lógico,desenvolvendo estratégias e a coordenação visual e motora,além de habilidades específicas que estimulem a concentração e o desenvolvimento cognitivo das crianças.

2- Para você qual a importância da informática na educação infantil?

J- É de extrema importância a informática na educação infantil, ela colabora muito para o aprendizado das crianças,através delas os alunos aprendem a pensar,agir e raciocinar, aprendendo de um modo moderno e muito interessante.

3- Como você costuma trabalhar com seus alunos?

J- Costumo trabalhar em pequenos grupos, para poder auxiliar melhor cada uma das crianças. Procuro sempre levar atividades e jogos no qual os alunos possam aprimorar seus conhecimentos, trabalhando bastante com a alfabetização.

4- Na sua opinião quais os softwares mais indicados?

J- Os softwares mais utilizados em minhas aulas são: smart kids,turma da mônica, abc block, alfabeto móvel, dentre outros que trabalham com alfabetização. 

5- O que você acha necessário para desenvolver um bom trabalho?

J- Para fazer um bom trabalho o professor deve estar preparado para utilizar esta ferramenta. A informática não será a solução mágica para a educação, mas é um instrumento pedagógico utilizado para enriquecer e melhorar o aprendizado, principalmente na educação infantil. Precisamos ter consciência da necessidade de criar e inovar constantemente.

5 comentários:

  1. Achei bem interessante,o conteúdo do trabalho de vocês.
    Ótimo trabalho, parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Gurias! Parabéns pelo blog. Está bem interessante, oferecendo várias ideias de como utilizar as tecnologias a favor da educação!!! Renata, Sabrini e Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Só acho que devem perceber qual a relação entre as palavras tecnologia e moderno, até para as tecnologias plicadas a educação não serem associadas a moderno, pois quando se usa uma tecnologia como ferramenta do trabalho pedagógico, esta deve ser palpável e ancorada num planejamento didático. Mas muito boa a entrevista!!!

    ResponderExcluir