Oficina Seminário de Múltiplas Linguagens

sábado, 29 de novembro de 2014

A massa de pão mais fácil que existe

O aroma de pão quando assa é um dos preferidos de todas as idades. Esta receita de pão fácil não é diferente, pois tem uma fragrância acolhedora e é de ótimo sabor. As crianças fazem a mistura com a ajuda de um adulto, ficam livres para criar, e todos comem! Essas esculturas são melhores saboreadas quando mornas e macias, recém- saídas do forno.

Materiais:

-Ingredientes para massa de pão;
·         - Água;
·         - Açúcar;
·         - Fermento biológico;
·         - Farinha;
·         - Óleo de cozinha;
·         - Sal;
·         - Xícaras e colheres para medir;
·         - Tigela e colher de pau para misturar;
·         - Tábua coberta de farinha;
·         - Toalha limpa;
·         - Forno;
·         - Utensílios de cozinha para modelar, tais como facas e  garfos de plástico, palito e espetos de bambu;
·         - Forma;
·         - Suporte para esfriar.

Preparação (adulto):

·        -  Certifique-se de que todos tenham lavado suas mãos. Junte todos os ingredientes.
·         - Com a ajuda das crianças, misture uma xícara (200 ml) de água, uma colher de chá(7 g) de açúcar e uma colher  de sopa(20 g) de fermento em uma tigela , ate que o fermento esteja macio (2 a 3 minutos).
·         - Acrescente uma xícara (250g) de farinha e mexa vigorosamente com uma colher de pau. Bata a mistura até que esteja homogênea e acrescente uma colher de sopa (15 ml) de óleo e uma colher de chá (7g) de sal. Coloque mais uma xícara (250g) de farinha na massa.
·         - Despeje a massa grossa sobre uma tábua coberta de farinha e acrescente, de maneira lenta, mais farinha, enquanto sova (as crianças adoram essa parte). Mantenha a massa  coberta de farinha par impedir que grude. Sove por cerca de 5 minutos até que a massa esteja homogênea, elástica e acetinada. Ela deve voltar ao formato original se enfiarmos o dedo.
·         - Coloque a massa em uma tigela untada e cubra-a com uma toalha limpa. Deixe em um local mormo para que a massa cresça por cerca de 45 minutos. A seguir, divida e sove até obter uma bola pequena.
·        
            -  Reparta em porções para as crianças utilizarem;
·       
             -  Préaqueça o forno em 200°c.

Processo (criança):
·             
              -  Faça esculturas e formatos com a massa. Utilize vários instrumentos de cozinha para modelar, tais como faca e garfos plásticos, palitos de dente e espeto de bambu;
·        
       - Coloque cada escultura sobre uma forma;
·     
             -  Asse por 15 a 20 minutos na parte mais baixa do forno (somente adultos). Os formatos maiores podem demorar mais. Asse ate que a massa esteja dourada e pronta.
·      
          -  Retire as esculturas do forno e deixe esfriarem um local ou suporte adequado (somente adultos);
·         
     - Coma e se delicie!

Dica:


·         As crianças certamente irão querer ajudar a sovar e misturar. Para impedir que suas mãos grudem na massa, coloque uma pequena tigela de farinha sobre a mesa para que elas ponham as mãos enquanto trabalham. Não se surpreenda se gostarem da farinha macia tanto quanto de sovar a massa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário