Oficina Seminário de Múltiplas Linguagens

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A meleca limpa

A maioria das crianças já passou pela experiência de desenrolar pelo menos um rolo de papel higiênico e fazer uma pilha grande e macia de fita branca! Até que enfim, um trabalho que não só permite desenrolar, mas também misturar e melecar, transformando-o na "coisa" mais maravilhosa. "Meleca Limpa" é o nome perfeito para essa mistura.

Materiais:

- Ralador velho;
- Barra de sabão de coco;
- 3 rolos completos de papel higiênico;
- bórax (N. de R.T. Boráx é um pequeno cristal, usado como anti-séptico, encontrado em farmácias de manipulação);
- Água Morna;
- Recipiente plástico com tampa, mais ou menos do tamanho de uma bacia média
- Colheres e xícaras para medir, esmagadores e conchas.

Preparação (adulto):

- Rale uma barra de sabão de coco usando ralador velho;
- Coloque o resto do material na mesa de trabalho.

Processo (criança):

- Desenrole o papel higiênico. Coloque o papel, o sabão ralado e 1/2 xícara (80 ml) de bórax em um recipiente de plástico grande. Acrescente água quente o suficiente para saturar a mistura. Dobre ou triplique a receita para se divertir ainda mais!

- Misture utilizando apenas as mãos.

- Agite, cutuque, bata, esprema e sinta de todas as maneiras a maravilhosa meleca limpa. As experiências sensoriais são assim mesmo!

- Se desejar, acrescente alguns instrumentos para explorar, tais como xícaras para medir, colheres, esmagadores e conchas.

Variações:

- Coloque o rolo de papel higiênico em um pino ou bastão curto, de forma que a criança possa girá-lo para desenrolar o papel, formando uma pilha grande, macia e fofa no chão.

- Faça a meleca em uma caixa de areia.

- Esprema o excesso de água e utilize a mistura para moldar esculturas, de forma semelhante à argila. Coloque cada uma sobre um pedaço de folha de alumínio e as deixe secar durante a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário